(re)habitar Portugal

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Enquadramento

Portugal ano de 2001
De acordo com dados do INE, publicados no Plano Estratégico Nacional de Habitação 2008/2013 existiam cerca de 1 milhão e 600 mil fogos a necessitar de pequenas e médias reparações e 326 mil fogos, muito degradados ou a precisar de grandes reparações. Segundo a forma de ocupação, a habitação em Portugal distribui-se por residências habituais (57%), habitações secundárias (10%) e alojamentos vagos (33%). Tendo em conta o estado de degradação (cerca de 98% do edificado destina-se à habitação), 59% dos alojamentos não necessitava de qualquer reparação, 33% necessitava de pequenas e médias reparações e 8% está muito degradado e precisa de grandes reparações.

Como é do conhecimento público a degradação física afecta sobretudo os edifícios mais antigos e, por isso, o estado de degradação alastra nas zonas mais antigas e mais nobres das cidades, como nos centros históricos de Lisboa e Porto. Com efeito, em Lisboa, a maior ou menor degradação física atinge mais de 60% do parque habitacional.

Portugal ano de 2011
Passados 10 anos e de acordo com os resultados provisórios dos Censos 2011 o cenário agrava-se, assistindo-se a um aumento da importância dos alojamentos vagos (+1,7p.p) e de residência secundária (+1,0p.p) associado a um decréscimo de 2,7 p.p. nos alojamentos de residência habitual.

Numa década, o número total de alojamentos familiares, em Portugal, aumentou 16,2%. Este aumento foi suportado em grande medida pelos alojamentos vagos (+35,1%) e pelos alojamentos de residência secundária (+22,6%), sendo que, os de residência habitual apenas aumentaram 11,7%.

1/3 do nosso parque habitacional (cerca de 735 mil alojamentos familiares) encontra-se na situação de vago (provavelmente devido à sua degradação) e cerca de metade dos fogos vagos necessitam de intervenção ao nível de reparações. No entanto, nem todos se encontram para venda ou arrendamento. Aliás, reportando a 2001, apenas 34,1% dos alojamentos vagos serviam directamente o mercado.

Paradoxalmente há em Portugal cerca de 30 000 famílias a viver em barracas, ou alojamentos não clássicos, e mais de meio milhão de alojamentos sobrelotados. Isto faz algum sentido?

Missão

Promover a partilha e divulgação de informação geográfica gratuita através do OpenStreetMap, bem como apoiar a criação de um mapa de Portugal, no espírito da iniciativa Vamos Mapear Portugal, que sirva os objectivos de todos aqueles que se queiram servir dele.
Especificamente, esta iniciativa pretende chamar a atenção para a problemática muitas vezes negligenciada pela sociedade, da habitação em Portugal, através de um maior envolvimento da comunidade na criação e partilha de informação geográfica sobre o estado de degradação e abandono do parque habitacional português.

Objectivos

O que fazer?

  • Efectuar o levantamento dos imóveis devolutos em Portugal e descarregar esses dados na base de dados do OSM;
  • Editar/actualizar a informação existente no OSM sobre edifícios e a sua ocupação predominante.

Como fazer?

  • Ler o Beguiners Guide e começar a contribuir para o OSM com estes objectivos em mente;
  • Usa o teu conhecimento local e começa por identificar/localizar todos os edifícios abandonados na tua rua e depois no teu bairro e depois na tua cidade e depois...estás a ver a ideia? Os mapas Bing, disponíveis no Josm, podem ser uma ajuda preciosa se não tiveres um GPS. Existem, no entanto soluções alternativas.
  • Aprende como classificar os objectos espaciais usando as tags adequadas, em particular a chave Building relevante para o nosso segundo objectivo. Instruções para mapear imóveis devolutos no OSM.
  • Fazer o endereçamento dos edifícios seria bastante útil, em particular para os geocoders.

Discussão

  • 25 Nov 2011

"No teu texto, apenas sugeres a tag building=vacant. Essa tag é oficial?"

Não. A tag building=vacant não é oficial. No entanto os renderers poderão no futuro suportar esta tag, para já irão tratá-la como sinónimo de building=yes. Existe uma proposta em avaliação que sugere, entre outros, o atributo building=<building_type> em que o building_type é a tipologia do edifício. Pessoalmente considero que esta tag levanta alguns problemas de verificabilidade, pois só na posse desta informação é que é possível aceitar determinado valor. Todavia, considero que se adequa perfeitamente a uma classificação do tipo "devoluto".

"É só para edifícios desabitados? E como se classifica a degradação? Por níveis de degradação?"

Sim. Apesar do conceito de imóvel devoluto ser uma figura legar "complicadíssima" de determinar considera-se devoluto o prédio urbano ou fracção autónoma que, durante um ano, se encontre desocupada. Como nós não somos fiscais (nem pretendemos ser), apenas nos assiste enquanto cidadãos identificar situações excepcionais de abandono e degradação do património.

"Como se classifica a degradação?"

Bom aqui não encontrei nenhuma tag que se adequasse ao nosso objectivo. Por isso proponho o seguinte: associado à tag building=<building_type> dois valores possíveis {vacant; partially vacant}. O primeiro refere-se a todos os edifícios desabitados que apresentem sinais evidentes de abandono. Em princípio, estes evidenciam um avançado estado de degradação (pode não ser o caso) , não estão para venda ou aluguer nem aguardam o licenciamento camarário para a realização de obras(notório pela inexistência da placa de pedido de licenciamento). O segundo valor refere-se, portanto, a estas situações.
Quanto ao estado de degradação podia sim ser por níveis (desde que bem documentados). Por exemplo: a tag building:vacant=<status_value> poderia assumir o valor {sem necessidades de reparação; pequenas reparações e reparações médias; grandes reparações e muito degradado}. Esta é, aliás, a classificação adoptada neste estudo. Uma outra proposta seria classificar os imóveis quanto à sua condição, i.e., se está {à venda, para alugar, aguarda licenciamento ou se está vago} através da tag building:vacant=<condition>.

"E apartamentos?"

Porque não! Desde que se tenha essa informação e que esta possa ser universalmente verificada. Repara que para além de estarmos a identificar situações abusivas no que toca à conservação do património edificado, estamos também a denunciar possíveis situações de irresponsabilidade que são puníveis à luz da lei, por isso cuidado!
No que toca a residência secundárias (casas de férias) penso que o decreto-lei define esses casos como excepções à regra. No entanto, se estivermos perante uma situação como a que foi descrita anteriormente, porque não? Decerto que se a habitação apresentar sinais evidentes de degradação, provavelmente não estará habitada. Mas lá está, julgo que deve ficar à consideração de cada um classificar aquele imóvel como uma situação abusiva, de abandono e irresponsabilidade.

Dinamizadores