Brasil

From OSGeo
Revision as of 10:38, 7 November 2008 by Wiki-Pmarc (talk | contribs) (Ata da Reunião no 3 ENUM foi movida para sua própria página)
Jump to navigation Jump to search

Brazilian OSGeo Chapter

This is a first try at getting the brazilian users to get to know each other and who is doing what. So, after that, we may try to form a proper local chapter. From this point onwards, the page will be in portuguese.

OSGeo Seção Brasil

(Obviamente esta página pode e deve ser modificada para representar o pensamento dos usuários brasileiros =D Pmarc 18:56, 31 May 2006 (CEST))

Aos usuários brasileiros de softwares livres geoespaciais:

A criação de uma espécie de Seção Brasileira da OSGeo é o objetivo desta página. Primeiramente gostaríamos de saber quem são os brasileiros trabalhando com geotecnologias livres, onde trabalham e o que fazem. Depois poderíamos organizar uma reunião e fundar a associação propriamente dita.

Alguns dos objetivos que podem ser alcançados de maneira mais eficiente com a criação de um grupo local forte:

  • Localização das interfaces dos programas;
  • Melhoria da documentação em português;
  • Criação e desenvolvimento de 'expertise' nacional;
  • Influenciar na adoção de geotecnologias livre nos governos;
  • Influenciar nas políticas relacionadas á geoinformação, semelhante á iniciativa Public GeoData, em consonância com as diretrizes do Public Geospatial Data Committee, adaptado ás necessidades e realidades nacionais;
  • Divulgação e promoção da OSGeo como um todo, consoante ás diretrizes do Promotion and Visibility Committee;
  • Promover a adoção da educação em geotecnologias a partir dos softwares livres existentes, conforme o Education and Curriculum Committee, bem como participar da elaboração de uma proposta de currículo educacional em geotecnologias livres

É importante que a criação do grupo não interfira com as linhas gerais propostas. Ver também a lista de propostas para seções locais.

Comunicação

Já temos listas de discussão:

Ou pela página http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/brasil.

Outras listas da OSGeo podem ser acessadas nesta página

Temos um canal de IRC na rede Freenode. O Canal é #osgeo-br. Há um bot residente no canal, o sirgas, responsável por monitorar toda a atividade do canal. Por enquanto os logs do canal não estão disponíveis na web, mas estarão brevemente.

Para acompanhar o desenvolvimento dos projetos, entre no canal #osgeo-commits

Outros canais de IRC (todos na Freenode) interessantes (em inglês) são: #gdal, #grass, #osgeo, #qgis, #mapserver, #gpsd ...

Se por alguma razão não puder acessar os servidores da Freenode, tente o servidor da telascience. É um script que roda uma página web. Deve servir para aqueles que não tem acesso ao IRC por outros modos.

Links Úteis

Fontes de Dados

Lista dos Usuários Brasileiros

A lista membros brasileiros da OSGeo foi para outra página.

Lista de participantes do mini-curso sobre gvSIG ocorrido durante o Latinoware-2008.

Atividades do Capítulo

III ENUM - Brasília, 2007