Desmistificar crenças sobre os SIG livres

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

O software GFOSS é contra o software comercial

Os SIG livres são difíceis e só para utilizadores experientes

Os SIG livres não são de confiança, não adequados para trabalhos a serio

Grandes empresas e administrações publicas baseiam serviços mission-critical em software livre. Não existem demonstrações sistemáticas de uma menor confiança dos SIG livres quando comprados com os proprietários. E em muitos casos é demonstrável o contrario.

Os SIG livres não têm assistência, formação e documentação

Existe um bom numero de empresas e profissionais que oferecem suporte (incluindo formação, produção e adaptação de documentação). Actualmente o numero é inferior as de empresas que oferecem suporte para software proprietário, mas esta situação deriva do facto que -para já- trata-se de software mais difundido.

Os SIG livres não oferecem garantias

Todas as licenças, em particular as de software proprietário, excluem as responsabilidades para danos derivados do uso do software. Ainda, não há nenhuma garantia de um correcto funcionamento. Neste sentido o software proprietário é absolutamente equivalente so software livre. Mas considerada a poupança que implica a *não aquisição* das licenças, é possível garantir uma formação e uma assistência mais eficaz, com adequadas garantias de continuidade de serviço.

A migração de SIG fechados para SIG livres é difícil e custosa

Graças oas standards, seja entre os dados (ex. shapefiles, GeoTIFF, etc.) seja entre os serviços (ver os standards elaborados para o Open Geospatial Consortium[1], condivididos para software livre e software proprietário), adequados planos de migração podem ser elaborados e realizados, sem interrupção de serviço, com uma poupança considerável de recursos.

A manutenção é muito custosa

Os ciclos de saida de software livre são muitos rápidos, mas não é indispensável, para ter um sistema em perfeita eficiência, proceder a actualizações continuas. Em consequência a manutenção pode ser planificada e realizada de formas substancialmente não diferentes das situações que envolvem os software proprietário, e implica custos comparáveis.

Os bugs não são solucionados ou são solucionados em prazos compridos

Há muitas evidencias do contrario. Na maioria dos casos o bug pode ser solucionado pela comunidade, de forma completamente gratuita, em poucas horas. De qualquer forma é possível garantir a pronta solução do problema, e a distribuição de uma versão actualizada, através de um oportuno serviço de suporte comercial.

Falta a minha funcionalidade preferida, a mais importante para meu trabalho...

Em geral os SIG livres são muitos ricos de funcionalidades (varias vezes nos software proprietários faltam funcionalidades presentes nos software livres). No caso em que falte algo realmente importante é de considerar que os custos para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade são normalmente surpreendentemente baixos, graças a re-utilização de componentes já disponíveis e amplamente testados (principio do software open source).

O custo do software SIG é irrelevante já que o dinheiro é gasto sobre tudo pelos dados

Os dados são um componente fundamental dos SIG, e na maioria das vezes são muitos caros. Mas o software têm um peso não indiferente, porque:

  • no custo dos dados é incluída implicitamente a utilização de software muito caro
  • os dados SIG são utilizados para muitos outros sujeitos (ex. profissionais indipendentes, consulentes, universidades e entidades de pesquisa, estudantes, associciações, etc.): quando se inclui também o custo do software para todos este sujeitos, então as percentagens mudam de forma substancial.

O software livre é gratuito

Muitas vezes é possível descarregar o software livre sem limitações da Internet, mas o software livre não impõe gratuitidade. Liberdade de gratuitidade são dois aspectos ortogonais. Há muitos programadores e empresas que vendem software livre, em particular os serviços associados:

  • instalação
  • configuração
  • formação
  • assistência
  • controlo de qualidade

O software gratuito é livre

Falso! O software gratuito, quando disponibilizado só na sua forma binária e con licença proprietária, não garante nenhuma das liberdades que são característica do software livre.

O software livre não têm copyright

Falso: cada produto da criatividade humana, sempre que original, é tutelado pelos princípios dos direitos de autor. O software livre é distribuído em um regime jurídico mais elástico e permissivo, graças a aplicação de particulares licenças inspiradas ao modelo do copyleft[2], com valor legal.

O oposto de livre é comercial

Errado. O contrario de software livre é "proprietário". A comercialização do software não depende da licença usada: há muitas empresas que vendem software livre e oferecem serviços baseados em software livre.