Ensino / Projectos / Ensino com SASIG

From OSGeo
Revision as of 00:39, 24 September 2010 by Jgrocha (talk | contribs) (Retirei os mestrados leccionados por mim)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Lista de Casos de Ensino com SASIG

Se utiliza Software Aberto SIG (SASIG) no Ensino, POR FAVOR UTILIZE ESTE FORMULÁRIO para descrever o seu caso e ajude-nos a promove-lo!

A sua entrada será posteriormente publicada nesta página WIKI da OSGeo.

Convidamo-lo desde já a inscrever-se na Mailling List deste grupo: educacao-pt de modo a acompanhar e participar nas acções do Grupo de Trabalho.


Caso esteja interessado em ACÇÕES DE FORMAÇÃO poderá consultar aqui esta outra lista específica.

Muito obrigado!


Ensino Superior

Instituição Curso Disciplina Contacto/email Software Descrição/Objectivo Observações Vantagens
ESTGA-UA CET em Sistemas de Informação Geográfica Plataformas Open Source António José Silva Vários* Pretende-se dar a conhecer o movimento open source e tirar partido das suas vantagens. São utilizadas em concreto algumas das tecnologias associadas a este movimento, devendo os formandos instalar e manipular uma solução open source integrada: SIG, base de dados e servidor web. Este curso encontra-se na primeira edição e ainda está em funcionamento. ...
Universidade dos Açores Licenciatura em Guias da Natureza Espeleologia e Montanhismo dinisacores(AT)sapo.pt DNRGarmin, Google Earth, FGis Desenho de trilhos, trabalhar com dados GPS e informação remota, criar shapefiles, ... ... Facilidade de aprendizagem. Custo zero ou próximo de zero.
Universidade dos Açores Eng. Civil / Arquitectura Ordenamento do Território António Moniz gvSIG Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Planeamento e Ordenamento do Território ... Disponibilidade, Facilidade de Instalação e Uso.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações Análise Espacial da Informação Geográfica Cristina Catita Spring, Grass, QGIS Pretende-se mostrar diferentes aplicações informáticas para a análise espacial de informação geográfica e tirar partido do melhor que cada uma oferece de modo a enriquecer o conhecimento dos alunos nesta área. ... A possibilidade de desenvolver novos módulos/funções adaptado(a)s às necessidades de cada uma das áreas científicas em que é usado, partindo de uma base já construída para a gestão e visualização de dados geoespaciais.
Instituto Politécnico de Tomar Pós-Graduação em Software Livre Aplicado ao Património Sistemas de Informação Geográfica em Código Aberto dgt AT ipt.pt QGIS, GRASS, Postgis, Geoserver, R Objectivos

Outros tipos de Ensino

Instituição Curso Contacto/email Software Descrição/Objectivo Observações Vantagens
Joaquim Seixas, Formador em Centros de Formação Continua para Professores do Secundário Aprender Sistemas de Informação Geografica com programas OpenSouce Joaquim Seixas Quantum GIS, OpenOffice Calc A Acção de Formação “Aprender Sistemas de Informação Geográfica com programas OpenSource” é orientada para professores de Geografia do Ensino Secundário e tem por principais objectivos:

• Estimular o contacto com novas tecnologias de informação geográfica.

• Ensinar como se constrói mapas temáticos a partir de uma aplicação SIG.

• Obterem competências para desenvolverem materiais didácticos (mapas temáticos) para apresentação em sala de aula.

A acção de formação em causa, integra-se no plano formação de vários Centros de Formação Continua para Professores do Secundário As enorme vantagem da acção é levar o OpenSouce SIG para as salas de aula do Ensino Secundário. Ensinando os Professores a trabalhar com este tipo de aplicações. O entusiasmo demonstrado por muitos professores levou muitos a considerarem ensinar o Quantum GIS aos seus discentes, em oficinas temáticas.
INOVINTER Pólo de Vila Real de Santo António Unidade de Formação Modular - Sistemas de informação geográfica - construção civil Nelson Silva Quantum GIS Catálogo Nacional de Qualificações, referencial de formação do curso de Construção Civil e Engenharia Civil, da saída profissional de Técnico/a de Topografia, com o objectivo de utilizar sistemas de informação geográfica aplicados à topografia Este módulo foi ministrado para funcionários do ICNB, delegação do Algarve, com qualificação profissional entre o 9º ano e máximo 12º ano Formandos pretendiam ter acesso a um software passível de utilizarem no seu posto de trabalho e em casa, daí a escolha de open source. Interface amigável para iniciantes (vigilantes da natureza)