Grupos de Trabalho

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Reuniões

As reuniões são no IRC, no canal #osgeo-pt.

  • 2009-11-12, 5a, 21h30-22h30, Reunião do grupo Educação
  • 2009-11-11, 4a, 21h00-22h30, Reunião do grupo OSM
  • 2009-11-09, 2a, 21h30-23h30, Reunião do Capítulo, log disponível

A primeira reunião do Capítulo visou o arranque dos grupos de trabalho. Não se conseguiu percorrer todos os grupos, mas foi uma reunião muito participada e produtiva.

Ficou de fora a discussão do maior grupo (o da Educação) e o de Marketing, embora algumas acções do grupo de marketing tenham sido identificadas.

Acima de tudo, cada um dos grupos TEM que autonomamente criar a página para o grupo no Wiki, esboçar os objectivos, delinear tarefas, atribuí-las pelos participantes, etc. Entre outras coisas, têm que definir as formas de interacção dentro do grupo (mail, mailman, wiki, irc, skype, facebook, etc), e identificar um ou mais responsáveis pela actualização do wiki.

Grupos de Trabalho

Informática / Administração de Sistemas

Descrição: Este grupo assegura as tarefas administrativas tais como backups, criar/alterar contas, gerir emails, espaço em disco, entre outras tarefas de apoio à colocação de serviços online.


IDE + IG


Ensino / Educação

Desenvolver actividades para incentivar a utilização de Software Aberto SIG no Ensino (Universitário, Secundário e Básico) e Escolas Portuguesas.

Clique em cima para entrar.


Site

  • Duarte Carreira
  • Filipe Figueiredo
  • Giovanni_Manghi
  • Alexandre Asseiceiro
  • Artur Gil (não desenvolvedor - apenas ideias de conteúdos)

SITE: DRUPAL + PGSQL + WIKI + Plataforma para dados e discussões dos grupos

Algumas ideias de conteúdos:

- Portfolio com uma selecção de boas práticas de GFOSS a nível nacional;

Autarquias

Cliquem sobre o link acima e serão redireccionados para a página do Grupo de Trabalho das Autarquias, onde podem inscrever-se e participar. Assim, todos os nomes das pessoas interessadas foram colocados nessa página para uma maior facilidade de actualização.


Ambiente


IDEIAS A DESENVOLVER:

- Plataformas GVSIG/SEXTANTE e QGIS/GRASS como sendo altamente competitivas e adequadas para análises e modelação ambientais;

- Disponibilização via IDE da OSGEO-PT de dados ambientais nacionais livres;

- Disponibilização online de exercícios/casos de estudo (incluindo dados geográficos) para treino/aprendizagem/demonstração;

- Promoção do GRASS e das toolboxes Open Source da ESA - Agência Espacial Europeia (NEST, BEAM, etc) para disseminação da tecnologia OS no domínio da Detecção Remota e Processamento de Imagens de Satélite.

- Galeria/Portfolio de Boas Práticas a nível global.

Marketing

OpenStreetMap

Grupo de trabalho para a promoção de dados geográficos livres e abertos, utilizando a plataforma Openstreetmap.

OGC Web Services

Iniciativas anteriores

Já estão/estavam algumas iniciativas em curso, que devem ser integradas nos grupos de trabalho, para serem revitalizadas. Que grupos de trabalho estão interessados em herdar estas iniciativas?

Tradução e Documentação

No sentido de reunir trabalhos de documentação realizados, foi criada a página de Documentação em Português de ferramentas SIG.

Glossário

Importante criar um glossário para suportar toda a actividade de tradução, permitindo coerência global de termos utilizados. PRIORITÁRIO! EM PREPARAÇÃO

SIG: Glossário Português

Directório de Software

Directório de software utilizado em Portugal.

Links Uteis Portugal