Grupos de Trabalho

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Reuniões

As reuniões são no IRC, no canal #osgeo-pt.

  • 2009-11-12, 5a, 21h30-22h30, Reunião do grupo Educação
  • 2009-11-11, 4a, 21h00-22h30, Reunião do grupo OSM
  • 2009-11-09, 2a, 21h30-23h30, Reunião do Capítulo, log disponível

A primeira reunião do Capítulo visou o arranque dos grupos de trabalho. Não se conseguiu percorrer todos os grupos, mas foi uma reunião muito participada e produtiva.

Ficou de fora a discussão do maior grupo (o da Educação) e o de Marketing, embora algumas acções do grupo de marketing tenham sido identificadas.

Acima de tudo, cada um dos grupos TEM que autonomamente criar a página para o grupo no Wiki, esboçar os objectivos, delinear tarefas, atribuí-las pelos participantes, etc. Entre outras coisas, têm que definir as formas de interacção dentro do grupo (mail, mailman, wiki, irc, skype, facebook, etc), e identificar um ou mais responsáveis pela actualização do wiki.

Grupos de Trabalho

Informática / Administração de Sistemas

Descrição: Este grupo assegura as tarefas administrativas tais como backups, criar/alterar contas, gerir emails, espaço em disco, entre outras tarefas de apoio à colocação de serviços online.


IDE + IG


Ensino / Educação

Desenvolver actividades para incentivar a utilização de Software Aberto SIG no Ensino (Universitário, Secundário e Básico) e Escolas Portuguesas.

Clique em cima para entrar.


Site

  • Duarte Carreira
  • Filipe Figueiredo
  • Giovanni_Manghi
  • Alexandre Asseiceiro
  • Artur Gil (não desenvolvedor - apenas ideias de conteúdos)

SITE: DRUPAL + PGSQL + WIKI + Plataforma para dados e discussões dos grupos

Algumas ideias de conteúdos:

- Portfolio com uma selecção de boas práticas de GFOSS a nível nacional;

Autarquias

Cliquem sobre o link acima e serão redireccionados para a página do Grupo de Trabalho das Autarquias, onde podem inscrever-se e participar. Assim, todos os nomes das pessoas interessadas foram colocados nessa página para uma maior facilidade de actualização.


Ambiente


IDEIAS A DESENVOLVER:

- Plataformas GVSIG/SEXTANTE e QGIS/GRASS como sendo altamente competitivas e adequadas para análises e modelação ambientais;

- Disponibilização via IDE da OSGEO-PT de dados ambientais nacionais livres;

- Disponibilização online de exercícios/casos de estudo (incluindo dados geográficos) para treino/aprendizagem/demonstração;

- Promoção do GRASS e das toolboxes Open Source da ESA - Agência Espacial Europeia (NEST, BEAM, etc) para disseminação da tecnologia OS no domínio da Detecção Remota e Processamento de Imagens de Satélite.

- Galeria/Portfolio de Boas Práticas a nível global.

Marketing

OpenStreetMap

Grupo de trabalho para a promoção de dados geográficos livres e abertos, utilizando a plataforma Openstreetmap.

OGC Web Services

Iniciativas anteriores

Já estão/estavam algumas iniciativas em curso, que devem ser integradas nos grupos de trabalho, para serem revitalizadas. Que grupos de trabalho estão interessados em herdar estas iniciativas?

Tradução e Documentação

No sentido de reunir trabalhos de documentação realizados, foi criada a página de Documentação em Português de ferramentas SIG.

Glossário

Importante criar um glossário para suportar toda a actividade de tradução, permitindo coerência global de termos utilizados. PRIORITÁRIO! EM PREPARAÇÃO

SIG: Glossário Português

Directório de Software

Directório de software utilizado em Portugal.

Links Uteis Portugal