Instalar Grass e QGis no Windows XP (com ECW e MrSID)

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

OBSOLETE

Prefácio

Este guia indica como instalar os pactoes QuantumGIS e GRASS no sistema operativo comercial Windows XP[1] (32 bits) da Microsoft[2], com suporte para os formatos de imagem ECW[3] (Enhanced Compression Wavelet) e MrSID[4] (MultiResolution Seamless Image Database).

As livrarias ECW e MrSID não são incluídas nos pacotes de código aberto devido à ambiguidade das licenças com que são distribuídas. Apesar de livremente descarregáveis, é aconselhável consultar os sítios dos detentores das respectivas patentes - ERDAS[5] e LizardTech[6] - antes de serem usadas. Uma discussão sobre o tema poderá ser consultada no arquivo da lista de correio electrónico da OSGeo-Portugal[7].

Para seguir este guia, é necessário que o utlizador do sistema tenha previlégios de administração. Tal poderá ser verificado em Start -> Control Panel -> Users and Groups.

No final deste guia ficaraão instalados no sistema operativo alvo as seguintes aplicações:

* ERDAS Image Compression SDK[8]
* GDAL[9]
* GRASS[10]
* QuantumGIS[11]

Atenção: o SDK da ERDAS não funciona na versão 64-bits do Windows XP, pelo que não será possível neste sistema operativo usar o formato de imagem ECW.

Instalação do SDK da ERDAS

O SDK (do inglês Standard Development Kit) é um conjunto de bibliotecas para o desenvolvimento de aplicações que contêm o algoritmo de compressão usado na criação/leitura de imagens em formato ECW. Para a instalar é preciso antes de mais descarregar a última versão do sítio da ERDAS[12]. Seguir para a secção de downloads onde é possível descarregar um instalador, mediante um registo.

Depois de descarregado o pacote, descompactar e correr o ficheiro executável lá incluído (este ficheiro terá um nome como ERMapperImageCompressionSDK3.3Setup_20070509.exe). Na instalação seguir todas as opções por defeito.

Instalação das bibliotecas ECW

É agora necessário mover as bibliotecas do ECW para um local onde sejam facilmente acedíveis por outras aplicações instaladas no sistemas. Estas bibliotecas encontram-se no directório de instalação do SDK, que com as opções por defeito deverá ser:

C:\Program Files\Earth Resource Mapping\ECW SDK\redistributable\vc71

Todos os ficheiros com extensão .dll aqui presentes deverão ser copiados para o directório do Windows:

C:\windows\system32

Isto pode ser conseguido usando a aplicação Windows Explorer ou na linha de comandos com o seguinte comando:

copy C:\"Program Files\Earth Resource Mapping\ECW SDK\redistributable\vc71\*.dll" C:\windows\system32

Dependendo das difinições do sistema e das opções de instalação do SDK, os nomes destes directórios poderão variar. Em caso de dúvida consulte esta entrada[13] na Wiki do GDAL.

Descarregar o instalador OSGeo4W

Para a instalação dos pacotes de SIG propriamente ditos, o mais conveniente é a utilização do instalador universal da OSGeo, o OSGeo4W[14] - resultado de um projecto que pretende facilitar a distribuição dos binários de programas SIG abertos. Nesta página descarregar o ficheiro indicado na ligação "OSGeo4W Installer" (poderá também ser usada esta ligação[15] directamente).

O instalador OSGeo4W é a penas um ficheiro executável, não contém os pactoes SIG propriamente ditos. É apenas uma aplicação que descarrega de repositórios remotos os pacotes necessários ao utilizador. Deverá pois ser tido em conta que para os passos seguintes, o sistema alvo deverá manter-se ligado à internet, e que a velocidade de instalação dependerá da largura de banda. Para ligações de pouca banda é recondomendável correr o instalador fora do horário de expediente.

Instalação de GDAL, GRASS e QuantumGIS

Correr o instalador OSGeo4W, seleccionando as opções "Advanced Install e "Install from Internet". De seguida escolher o directório de instalação e o directório de pacotes (onde serão descarredos os binários antes da instalação).

No menu "Select Packages" é apresenta uma lista hierárquica dos pacotes disponíveis para instalação. Há agora que seleccionar aqueles que são pretendidos.

No grupo "Desktop" seleccionar os programas:

. grass
. q-gis

No grupo "Libs" seleccionar os pacotes adicionais:

. gdal16
. gdal16-python
. gdal16-mrsid
. gdal16-ecw

No grupo "Desktop" poderão ser seleccionados outros programas, como uDig[16], OpenEV[17] ou MapServer[18] caso sejam de interesse, no entanto não são necessários para o objectivo deste guia. No grupo "Libs" convém não seleccionar mais nenhum pacote adicional, muitos deles estão em desenvolvimente e poderão complicar a instalação.

Com os pacotes correctamente seleccionados basta seguir com a instalação, aguardando que todos sejam descarregados. No menu final verificar que as opções "Create desktop icon" e "Add icon to start menu" estão seleccionadas.

Finalização

A instalação terminou e aparecem no desktop vários ícones novos. Clicar no ícone OSGeo4W, que chama uma janela da linha de comandos. Nesta janela dar o comando:

gdal16

Caso não pretenda usar a linha de comandos do GDAL e a interface dedicada do GRASS, poderá apagar os seus ícones para libertar o desktop do utilizador de sistema. Eventualmente só o ícone do QuantumGIS será necessários; todas as outras aplicações continuarão acessíveis pelos menus do sistema gráfico.

Outras versões do Microsoft Windows

Apesar de não testado, este guia deverá funcionar em versões posteriores do Microsoft Windows, nomeadamente Vista[19] e 7[20]. Há no entanto que ter atenção ao facto de as bibliotecas para usar imagens em formato ECW não funcionarem em versões de 64 bits.

Conclusão

No final deste guia estarão instaladas no sistema operativo as aplicações ER Mapper SDK, GDAL, GRASS e QuantumGIS. Este último programa terá a capacidade de ler directamente imagens em formato ECW ou MrSID.