Difference between revisions of "Osm"

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search
 
(42 intermediate revisions by 8 users not shown)
Line 8: Line 8:
 
A hospedagem dos dados do OpenStreetMap é cedida gentilmente por UCL VR Centre e bytemark." [http://www.openstreetmap.org/ OSM]
 
A hospedagem dos dados do OpenStreetMap é cedida gentilmente por UCL VR Centre e bytemark." [http://www.openstreetmap.org/ OSM]
  
Existe uma lista de correio para Portugal no OSM, e está disponível em  [http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt Lista OSm "talk-pt"]
+
Existe uma página wiki dedicada a Portugal e uma lista de correio para Portugal no OSM, e está disponível respectivamente em  [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal Projecto Portugal][http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt Lista OSm "talk-pt"]
 +
 
 +
==Notícias==
 +
Foi formado um "movimento" de divulgação e promoção do OpenStreetMap patrocinado pela Osgeopt, todos são convidados a juntar-se e ajudar no que puderem: [http://wiki.osgeopt.pt/index.php/Vamos_mapear_Portugal "Vamos Mapear Portugal"].
 +
 
 +
Já se pode editar no OSM com as imagens aéreas do Bing (mapas da Microsoft) como referência! Informação mais detalhada no wiki do osm: [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bing Editar Osm com Bing (Inglês).]
 +
 
 +
Conferência Internacional Anual do Openstreetmap foi em Tóquio, Japão, de 6 a 8 de Setembro de 2012. Página da conferência em [http://stateofthemap.org/ stateofthemap.org]
 +
 
 +
==OSM Parties e Workshops==
 +
Por favor, acrescentem aqui os eventos locais que forem organizando para sabermos todos!
 +
* Oliveira de Azeméis, 11 de Novembro - Workshop OSM (Victor Ferreira) em colaboração com Câmara Municipal de O. A.
 +
* [[Águeda 29 Janeiro 2010]]
 +
 
 +
==Estatísticas OSM para Portugal==
 +
Pagína gentilmente criada por Alexandr Zeinalov, do site http://stat.latlon.org com dados estatísticos para Portugal:
 +
*[http://stat.latlon.org/pt/latest/ Estatísticas OSM Portugal]
  
 
==Missão==
 
==Missão==
Line 14: Line 30:
  
 
==Objectivos==
 
==Objectivos==
 +
A fazer:
 
* Criar brochura de divulgação em português.
 
* Criar brochura de divulgação em português.
* Criar tutorial de introdução à edição (JOSM).
+
* Promover eventos de mapeamento: Fica o "Vamos Mapear Portugal a promover isso?"
* Criar guia introdutória a etiquetas das entidades dos mapas OSM.
+
* Apoiar divulgação junto de alunos/professores para promover mais participantes em actividades de mapeamento, e divulgar conceito de dados geográficos abertos junto dos mais jovens. (identificar níveis: preparatório, secundário, universidade): Fica o "Vamos Mapear Portugal a promover isso?"
* Promover eventos de mapeamento ("mapping parties").
+
* Promover a abertura de dados espaciais junto das autarquias (bastantes dos dados cartográficos básicos são produzidos com licenças incompatíveis pelo que o potencial é relativo...):
* Apoiar divulgação junto de alunos/professores para promover mais participantes em actividades de mapeamento, e divulgar conceito de dados geográficos abertos junto dos mais jovens. (identificar níveis: preparatório, secundário, universidade).
+
VF: Neste caso das autarquias, tenho verificado que a maioria dos dados "cartográficos" são bases IGP ou exército pelo que não se podem utilizar. O s dados que as próprias autarquias foram produzindo internamente e que poderiam ser "transferidos" para o OSM são mais "metadados" do que propriamente "entidades" geométricas: posição de equipamentos, património, hierarquia de vias municipais, etc.
 +
 
 +
Em execução:
 +
* <strike>Traduzir tutorial de introdução à edição OSM</strike> (feito): Tradução do [http://www.learnosm.org/ Learnosm.org] já está disponível no site para download como PDF (Victor F)
 +
* Criar guia introdutória a etiquetas das entidades dos mapas OSM (em elaboração - Victor F):
 +
Pela complexidade do numero de tags existentes e a "tradução" da sua aplicação para português, revela-se uma tarefa complexa. Abordei a questão tentando criar tabelas de equivalência entre tags inglesas e entidades "portuguesas" - como no caso da hierarquia de vias e dos povoados. Tentei também reunir as tags mais utilizadas ou mais "prioritárias" para o que queremos mapear.
 +
* Ajudar no wiki do OSM, acrescentando, corrigindo e traduzindo. Alguns links do wiki OSM (acrescentar mais conforme forem editados ou criados): [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Estradas Estradas]; [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Highway Tag "highway" - Portugal inserido na lista] - atenção que quem quiser editar a tabela onde aparece Portugal tem de ser neste link [http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=Template:Highway:International_equivalence&action=submit Template:Higway].
  
 
==Grupo de Trabalho==
 
==Grupo de Trabalho==
  
*[[User:victorferreira|Victor Ferreira]]
+
*[[User:victorferreira|Victor Ferreira]] - [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Victorferreira Página de utilizador no Openstreetmap]
 
*Vania Neves
 
*Vania Neves
 
*Miguel Tavares
 
*Miguel Tavares
 
*Danilo Furtado
 
*Danilo Furtado
 +
*[[User:Waldir|Waldir Pimenta]]
 +
*[[User:eloi.ribeiro|Eloi Ribeiro]]
 +
*[[User:jgrocha|Jorge Gustavo Rocha]]
 +
*[[User:Cnogola|Gonçalo Lourenço]]
  
==Projectos==
+
==Reuniões==
""Os cinco passos para editar no OSM""
+
* 2009-11-11, 4a, 21h00-22h30, Reunião do grupo OSM, [http://www.sigaberto.org/irclogs/osgeo-pt_osm_20091111.html log disponível].
[[Media:800px-First_Page2.PNG ]]
+
 
 +
==Software==
 +
* JOSM - Editor Desktop em Java do Openstreetmap - permite editar tracks GPX; descarregar e editar dados dos servidores OSM; georeferenciar fotos; utilizar fotos e gravações audio para apoio ao mapeamento; e outras funções adicionadas por instalação (fácil) de plugins.[http://josm.openstreetmap.de/ Homepage do JOSM]
 +
* BT747 - Software para configurar e aceder a dados em GPS datallogers. Aplicação em Java, que pode ser carregado directamente da web (no momento do arranque) ou instalado no computador local.  Página em [http://www.bt747.org/ www.bt747.org]
 +
* TTTracklog - Software para registar "tracks" nos navegadores GPS Tomtom. Funciona em "background" sem perturbar o uso normal do Tomtom (grava automaticamente as tracks em GPX, uma por dia).  Página em [http://www.opentom.org/TTTracklog www.opentom.org/TTTracklog]
 +
* wNutrak - Software para converter ficheiros log dos Garmin Nuvi 2xx e 7xx para formato GPX. Página em [http://www.anpo.republika.pl/download.html wNutrak]
 +
 
 +
==Hardware para registo de "tracks"==
 +
* Navegadores Tomtom (a maior parte deles é utilizável) - Para registo de "tracks" convem instalar software utilitário para fazer o registo directo a partir do chip GPS, evitando as correcções automáticas do navegador. Ver TTTracklog mais acima em "Software"
 +
* Navegadores Garmin - Muitos dos navegadores Garmin podem ser "hackados" para permitir registo de "tracks", possibilidade que vem "escondida" em muitos deles. (após experimentar Tomtom e Garmin, gostei mais dos Tomtom para registo de tracks - a vantagem dos Garmin poderá ser para fazer visualização/navegação de mapas OSM dentro do Navegador - Victor)
 +
** Hack para activar registo de tracks nos Garmin Nuvi 2xx e 7xx: [http://www.gpspassion.com/upload2/HiddenTrackLogHowTo.pdf HiddenTrackLogHowTo.pdf]
 +
* Data logger Qstarz 1000X "Travel Recorder"
 +
* Acrescentar equipamentos que estejam a usar...
  
==Reuniões==
 
  
* 2009-11-11, 4a, 21h00-22h30, Reunião do grupo OSM, [http://www.sigaberto.org/irclogs/osgeo-pt_osm_20091111.html log disponível].
+
==Links interessantes==
 +
* [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal Página de Portugal no wiki do OSM]- página onde se pode encontrar vários recursos de referência sobre o projecto OSM em Portugal - um bom ponto de partida.
 +
* [http://walking-papers.org/ walking-papers.org]- Permite imprimir em papel partes do mapa OSM, onde se podem anotar informações sobre as estradas e pontos de interesse, podendo ser no fim digitalizados de volta para o site, para serem usados para inserir dados no OSM (também podem ser usados como base de trabalho de campo para anotar nomes de rua e outros para apoiar sessões de edição online).
 +
* [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Map_Features Pt:Map_Features]- Página do wiki OSM onde se listam em português algumas das Tags usadas nas entidades dos mapas Openstreetmap - especialmente interessante a correspondencia das tags de estradas com a nossa hierarquia de estradas oficial.
 +
* Comparar google maps com Openstreetmap - Não utilizar para "copiar" o mapa da Google, serve para ver se a área está bem mapeada ou não por comparação (dá para perceber se a zona está mais ou menos "completa" em termos de mapeamento) - [http://tools.geofabrik.de/mc/index.html?mt0=googlemap&mt1=mapnik&lon=-0.0972891&lat=51.0039258&z=14 Map compare da Geofabrik.de]
 +
* [http://www.openstreetbrowser.org/ OpenStreetBrowser]- Serviço online que permite visualizar a informação do OSM por temas, localizando por nome de item. Deêm uma olhada na vossa zona e ajudem a completar!.
 +
* Exportar mapas OSM para imagem, pdf ou alguma forma útil para imprimir em papel (alguns em livro, com índice de ruas e tudo!) [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_on_paper OSM on Paper].
 +
* Mapa que mostra onde o utilizador OSM esteve mais activo (heat map) [http://yosmhm.neis-one.org/ Your OSM Heat Map aka Where did you contribute?].
 +
* Mapa que mostra onde o utilizador OSM editou no mundo (atenção: utiliza info de 19-06-2011) [http://wdye.osm-tools.org/ Where did you edit?].
 +
* Para quem quiser ajudar o OSM a actualizar o mapa mais rapidamente pode contribuir com o seu computador e largura de banda (só se aconselha a quem tenha ligação contínua à Internet e não pague ao bit!!) [http://www.osm-tools.org/downloads/tahwin.html Tiles@home windows installer]. Se alguém colocar este software a funcionar dê uma opinião na lista osgeo!
 +
* Comparar mapas por transparência - [http://sautter.com/map/?lat=39.7&lon=-8&zoom=12 Transparent map comparison]
 +
* Calcular direcções para navegação entre pontos OSM - [http://facilmap.org/ Facilmap]
 +
* Editor online especializado em "amenities" OSM - [http://ae.osmsurround.org/ae/index?zoom=7&lat=40.04436&lon=-8.15735&layers=BTT Amenity Editor]
 +
* Software open source para fazer navegação com base nos dados OSM - [http://code.google.com/p/monav/ MoNav is a Desktop / Mobile application that offers state-of-the-art fast and exact routing with OpenStreetMap Data]
  
 
[[category: Portugal]]
 
[[category: Portugal]]
 +
 +
==Tutoriais==
 +
 +
 +
*[[Tutoriais por Pedro Costa]]

Latest revision as of 14:04, 7 October 2012

Open Street Map

"OpenStreetMap é um mapa livre e editável do mundo. Ele é feito por pessoas como você.

OpenStreetMap permite visualizar, editar e usar dados geográficos de maneira colaborativa de qualquer lugar do mundo.

A hospedagem dos dados do OpenStreetMap é cedida gentilmente por UCL VR Centre e bytemark." OSM

Existe uma página wiki dedicada a Portugal e uma lista de correio para Portugal no OSM, e está disponível respectivamente em Projecto PortugalLista OSm "talk-pt"

Notícias

Foi formado um "movimento" de divulgação e promoção do OpenStreetMap patrocinado pela Osgeopt, todos são convidados a juntar-se e ajudar no que puderem: "Vamos Mapear Portugal".

Já se pode editar no OSM com as imagens aéreas do Bing (mapas da Microsoft) como referência! Informação mais detalhada no wiki do osm: Editar Osm com Bing (Inglês).

Conferência Internacional Anual do Openstreetmap foi em Tóquio, Japão, de 6 a 8 de Setembro de 2012. Página da conferência em stateofthemap.org

OSM Parties e Workshops

Por favor, acrescentem aqui os eventos locais que forem organizando para sabermos todos!

  • Oliveira de Azeméis, 11 de Novembro - Workshop OSM (Victor Ferreira) em colaboração com Câmara Municipal de O. A.
  • Águeda 29 Janeiro 2010

Estatísticas OSM para Portugal

Pagína gentilmente criada por Alexandr Zeinalov, do site http://stat.latlon.org com dados estatísticos para Portugal:

Missão

Promover a criação de dados geográficos abertos e livres, utilizando a plataforma Openstreetmap.

Objectivos

A fazer:

  • Criar brochura de divulgação em português.
  • Promover eventos de mapeamento: Fica o "Vamos Mapear Portugal a promover isso?"
  • Apoiar divulgação junto de alunos/professores para promover mais participantes em actividades de mapeamento, e divulgar conceito de dados geográficos abertos junto dos mais jovens. (identificar níveis: preparatório, secundário, universidade): Fica o "Vamos Mapear Portugal a promover isso?"
  • Promover a abertura de dados espaciais junto das autarquias (bastantes dos dados cartográficos básicos são produzidos com licenças incompatíveis pelo que o potencial é relativo...):

VF: Neste caso das autarquias, tenho verificado que a maioria dos dados "cartográficos" são bases IGP ou exército pelo que não se podem utilizar. O s dados que as próprias autarquias foram produzindo internamente e que poderiam ser "transferidos" para o OSM são mais "metadados" do que propriamente "entidades" geométricas: posição de equipamentos, património, hierarquia de vias municipais, etc.

Em execução:

  • Traduzir tutorial de introdução à edição OSM (feito): Tradução do Learnosm.org já está disponível no site para download como PDF (Victor F)
  • Criar guia introdutória a etiquetas das entidades dos mapas OSM (em elaboração - Victor F):

Pela complexidade do numero de tags existentes e a "tradução" da sua aplicação para português, revela-se uma tarefa complexa. Abordei a questão tentando criar tabelas de equivalência entre tags inglesas e entidades "portuguesas" - como no caso da hierarquia de vias e dos povoados. Tentei também reunir as tags mais utilizadas ou mais "prioritárias" para o que queremos mapear.

Grupo de Trabalho

Reuniões

Software

  • JOSM - Editor Desktop em Java do Openstreetmap - permite editar tracks GPX; descarregar e editar dados dos servidores OSM; georeferenciar fotos; utilizar fotos e gravações audio para apoio ao mapeamento; e outras funções adicionadas por instalação (fácil) de plugins.Homepage do JOSM
  • BT747 - Software para configurar e aceder a dados em GPS datallogers. Aplicação em Java, que pode ser carregado directamente da web (no momento do arranque) ou instalado no computador local. Página em www.bt747.org
  • TTTracklog - Software para registar "tracks" nos navegadores GPS Tomtom. Funciona em "background" sem perturbar o uso normal do Tomtom (grava automaticamente as tracks em GPX, uma por dia). Página em www.opentom.org/TTTracklog
  • wNutrak - Software para converter ficheiros log dos Garmin Nuvi 2xx e 7xx para formato GPX. Página em wNutrak

Hardware para registo de "tracks"

  • Navegadores Tomtom (a maior parte deles é utilizável) - Para registo de "tracks" convem instalar software utilitário para fazer o registo directo a partir do chip GPS, evitando as correcções automáticas do navegador. Ver TTTracklog mais acima em "Software"
  • Navegadores Garmin - Muitos dos navegadores Garmin podem ser "hackados" para permitir registo de "tracks", possibilidade que vem "escondida" em muitos deles. (após experimentar Tomtom e Garmin, gostei mais dos Tomtom para registo de tracks - a vantagem dos Garmin poderá ser para fazer visualização/navegação de mapas OSM dentro do Navegador - Victor)
  • Data logger Qstarz 1000X "Travel Recorder"
  • Acrescentar equipamentos que estejam a usar...


Links interessantes

  • Página de Portugal no wiki do OSM- página onde se pode encontrar vários recursos de referência sobre o projecto OSM em Portugal - um bom ponto de partida.
  • walking-papers.org- Permite imprimir em papel partes do mapa OSM, onde se podem anotar informações sobre as estradas e pontos de interesse, podendo ser no fim digitalizados de volta para o site, para serem usados para inserir dados no OSM (também podem ser usados como base de trabalho de campo para anotar nomes de rua e outros para apoiar sessões de edição online).
  • Pt:Map_Features- Página do wiki OSM onde se listam em português algumas das Tags usadas nas entidades dos mapas Openstreetmap - especialmente interessante a correspondencia das tags de estradas com a nossa hierarquia de estradas oficial.
  • Comparar google maps com Openstreetmap - Não utilizar para "copiar" o mapa da Google, serve para ver se a área está bem mapeada ou não por comparação (dá para perceber se a zona está mais ou menos "completa" em termos de mapeamento) - Map compare da Geofabrik.de
  • OpenStreetBrowser- Serviço online que permite visualizar a informação do OSM por temas, localizando por nome de item. Deêm uma olhada na vossa zona e ajudem a completar!.
  • Exportar mapas OSM para imagem, pdf ou alguma forma útil para imprimir em papel (alguns em livro, com índice de ruas e tudo!) OSM on Paper.
  • Mapa que mostra onde o utilizador OSM esteve mais activo (heat map) Your OSM Heat Map aka Where did you contribute?.
  • Mapa que mostra onde o utilizador OSM editou no mundo (atenção: utiliza info de 19-06-2011) Where did you edit?.
  • Para quem quiser ajudar o OSM a actualizar o mapa mais rapidamente pode contribuir com o seu computador e largura de banda (só se aconselha a quem tenha ligação contínua à Internet e não pague ao bit!!) Tiles@home windows installer. Se alguém colocar este software a funcionar dê uma opinião na lista osgeo!
  • Comparar mapas por transparência - Transparent map comparison
  • Calcular direcções para navegação entre pontos OSM - Facilmap
  • Editor online especializado em "amenities" OSM - Amenity Editor
  • Software open source para fazer navegação com base nos dados OSM - MoNav is a Desktop / Mobile application that offers state-of-the-art fast and exact routing with OpenStreetMap Data

Tutoriais