Portugal

From OSGeo
Revision as of 03:48, 18 November 2009 by Wiki-Dncpax (talk | contribs) (→‎IRC)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Bem vindo!

Introdução

Chegou à página wiki do Capítulo de Portugal.

Este grupo tem como interesse comum a promoção do software livre para Sistemas de Informação Geográfica, alinhados com o espírito da OSGeo. Aqui encontra o nosso espaço de partilha e de trabalho, sobre o wiki da OSGeo.

Pode consultar alguma informação histórica, e informação mais específica sobre o processo de formalização do Capítulo.

Como participar

A participação é estritamente voluntária. Pode ser feita de várias formas, umas mais passivas, como ficar à escuta na nossa lista de email, ou de forma activa nos nossos grupos de trabalho.

Lista de Correio

É a ferramenta principal para comunicação entre todos os interessados. Para se inscrever, siga as instruções em lista de correio. O Lorenzo Becchi criou e é o actual administrador da lista de correio Portugal, juntamente com Victor Ferreira.

Membros inscritos: Temos 254 membros inscritos na lista de correio! (em 7 de Novembro de 2009)

Wiki

Crie um login no wiki (link no canto superior direito da página) para poder editar estas páginas e criar novas.

Depois de criar o seu login, deverá criar a sua página de utilizador, usando o link "http://wiki.osgeo.org/wiki/login_escolhido". Se na página incluir o marcador [[Category: Portugal]], será incluído automaticamente na lista de utilizadores do Capítulo português. Complementarmente à conta do Wiki, existe também uma Lista de Participantes onde se poderá inscrever, mas será preferível que crie uma conta e uma página pessoal onde se apresente.

Se não sabe bem como trabalhar no Wiki, fique a saber que nenhuns de nós o sabia fazer antes de aprender. Veja a Ajuda e peça ajuda sempre que for preciso.

Grupos de Trabalho

A participação activa está a ser canalizada para os Grupos de Trabalho. Se quer participar, crie um novo grupo de trabalho ou junte-se a um grupo existente.

IRC

Para as reuniões, estamos a usar o IRC, no canal #osgeo-pt. Mesmo para quem nunca utilizou o IRC, é muito fácil.

  • Sem instalar nada: use o endereço webchat. Preencha o nome e o canal #osgeo-pt. A própria osgeo tem uma interface semelhante em [1].
  • Instalando apenas o plugin ChatZilla para o Firefox: basta ir a ChatZilla

e lançar o "Adicionar a Firefox". Depois de instalado o cliente, abra o link irc://irc.freenode.net/#osgeo-pt no firefox, e o ChatZilla trata do resto.

  • Instale um dos muitos clientes IRC disponíveis.

Nos Grupos de Trabalho encontra o histórico das reuniões através do IRC e a data das próximas.

Iniciativas

II Jornadas de Software Aberto para SIG

De 2 a 4 de Novembro de 2009, na Universidade de Évora, com o apoio e organização da AMDE, Departamento Paisagem Ambiente e Ordenamento da UE, Departamento de Informática da UE e Faunalia.pt, realizaram-se as IIas Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (abreviadamente designadas SASIG). O site das IIas Jornadas II SASIG tem toda a informação sobre o mesmo.

I Jornadas de Software Aberto para SIG

As I Jornadas decorreram entre 20 e 22 de Outubro de 2008, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, em Águeda. Toda a informação está disponível em I SASIG.