Portugal

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Bem vindo!

Introdução

Chegou à página wiki do Capítulo de Portugal.

Este grupo tem como interesse comum a promoção do software livre para Sistemas de Informação Geográfica, alinhados com o espírito da OSGeo. Aqui encontra o nosso espaço de partilha e de trabalho, sobre o wiki da OSGeo.

Pode consultar alguma informação histórica, e informação mais específica sobre o processo de formalização do Capítulo.

Como participar

A participação é estritamente voluntária. Pode ser feita de várias formas, umas mais passivas, como ficar à escuta na nossa lista de email, ou de forma activa nos nossos grupos de trabalho.

Lista de Correio

É a ferramenta principal para comunicação entre todos os interessados. Para se inscrever, siga as instruções em lista de correio. O Lorenzo Becchi criou e é o actual administrador da lista de correio Portugal, juntamente com Victor Ferreira.

Membros inscritos: Temos 254 membros inscritos na lista de correio! (em 7 de Novembro de 2009)

Wiki

Crie um login no wiki (link no canto superior direito da página) para poder editar estas páginas e criar novas.

Depois de criar o seu login, deverá criar a sua página de utilizador, usando o link "http://wiki.osgeo.org/wiki/login_escolhido". Se na página incluir o marcador [[Category: Portugal]], será incluído automaticamente na lista de utilizadores do Capítulo português. Complementarmente à conta do Wiki, existe também uma Lista de Participantes onde se poderá inscrever, mas será preferível que crie uma conta e uma página pessoal onde se apresente.

Se não sabe bem como trabalhar no Wiki, fique a saber que nenhuns de nós o sabia fazer antes de aprender. Veja a Ajuda e peça ajuda sempre que for preciso.

Outras páginas no Wiki sem links directos

Links Uteis Portugal, onde podemos encontrar informação e acrescentar novos links.

Desmistificar crenças sobre os SIG livres, página com perguntas e respostas, traduzida da gfoss italiana.

Categoria Portugal, página com todos os links existentes na parte PT deste Wiki.

Grupos de Trabalho

A participação activa está a ser canalizada para os Grupos de Trabalho. Se quer participar, crie um novo grupo de trabalho ou junte-se a um grupo existente.

IRC

Para as reuniões, estamos a usar o IRC, no canal #osgeo-pt. Mesmo para quem nunca utilizou o IRC, é muito fácil.

  • Sem instalar nada: use o endereço webchat. Preencha o nome e o canal #osgeo-pt. A própria osgeo tem uma interface semelhante em [1].
  • Instalando apenas o plugin ChatZilla para o Firefox: basta ir a ChatZilla

e lançar o "Adicionar a Firefox". Depois de instalado o cliente, abra o link irc://irc.freenode.net/#osgeo-pt no firefox, e o ChatZilla trata do resto.

  • Instale um dos muitos clientes IRC disponíveis.

Nos Grupos de Trabalho encontra o histórico das reuniões através do IRC e a data das próximas.

Iniciativas

II Jornadas de Software Aberto para SIG

De 2 a 4 de Novembro de 2009, na Universidade de Évora, com o apoio e organização da AMDE, Departamento Paisagem Ambiente e Ordenamento da UE, Departamento de Informática da UE e Faunalia.pt, realizaram-se as IIas Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (abreviadamente designadas SASIG). O site das IIas Jornadas II SASIG tem toda a informação sobre o mesmo.

Workshops

Nas SASIG tem sido habitual a concretização de seminários práticos. Os materiais dos workshops (apresentações e dados) das II SASIG pode ser encontrado aqui:

Workshop de MapServer, dados e apresentação pptx

Distribuição Linux criada para o evento, e outros ficheiros

I Jornadas de Software Aberto para SIG

As I Jornadas decorreram entre 20 e 22 de Outubro de 2008, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, em Águeda. Toda a informação está disponível em I SASIG.