Portugal/Geoinquietos-lisboa

From OSGeo
< Portugal
Revision as of 15:34, 3 December 2017 by Doublebyte (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search

Historia

A ideia de criar o grupo "geoinquietos-lisboa" surgiu durante as JIIDE 2107, em Lisboa, numa workshop sobre "Software Livre", como resposta a um apelo para maior envolvimento e participação das pessoas na comunidade FOSS4G. A marca "geoinquietos" começou em Espanha e extendeu-se à comunidade de língua Espanhola. Por uma afinidade linguística e geográfica, decidimos juntar-nos a esta comunidade, e aproveitar esta oportunidade para estreitar os laços com a comunidade FOSS4G de língua Espanhola.

O que são?

Os Geoinquietos são grupos de pessoas que se reúnem informalmente, para discutir tópicos relacionados com o software livre de informação geográfica. Os "geoinquietos-lisboa" é o primeiro grupo de geoinquietos em Portugal, mas esperamos que não seja o ultimo.

Convocatórias

Os encontros serão anunciados na pagina de meetup do grupo, e são abertos a qualquer pessoa que tenha interesse na aplicação ou desenvolvimento de software livre, no contexto da informação geográfica, seja a nível profissional ou amador.

Lugar de encontro

Como o nome indica, os encontros terão lugar na região de Lisboa, num local a definir, que pode variar de reunião para reunião. Quando possível, da-se preferência a um espaço que disponibilize um retroprojetor, já que isso possibilita fazer apresentações. A busca de um espaço para reuniões cabe aos organizadores, ainda que qualquer pessoa/entidade possa oferecer-se para acolher uma reunião dos geoniquietos-lisboa.

Em que consiste uma reunião?

As reuniões dos geoniquietos não teem uma estrutura formal, mas assentam em duas componentes muito importantes:

  • o carácter didático, trazido pelas apresentacoes/workshops através das quais se procura promover a transferência de conhecimento.
  • o carácter social, trazido pelas conversas e trocas de impressões (muitas vezes acompanhadas de cervejas, ou "geobirras"), através do qual se procura construir uma comunidade coesa.

Não e obrigatório seguir estes dois tempos em cada reunião, ainda que seja uma "formula" recomendada, tanto pelo sucesso que tem tido noutros geoniquietos, como em outro tipo de grupos (por exemplo: [databeersbcn.com data beers]).