Press Release Portugues

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Once established please move this page to Press Release and delete this line.

Press release

Open Source Geospatial Foundation

Uma estrutura para projetos de mapeamentos e GIS liderados pela comunidade Open Source

A Open Source Geospatial Foundation foi criada para apoiar e construir programas geoespaciais em código aberto de alta qualidade. O intuito da fundação é encorajar o uso e desenvolvimento colaborativo de projetos liderados pela comunidade. Durante uma reunião em Chicago, a estrutura e visão da fundação foram definidas.

Na reunião, foi formado um Comitê de Diretores provisório. Cinco gerentes de projeto foram eleitos a partir de uma lista de representantes da América do Norte e Europa ativamente envolvidos com comunidades que lidam com tecnologias distintas (C, C++, Java, PHP, Python, Javascript, etc.):

  • Arnulf Christl - Mapbender, CCGIS, Alemanha;
  • Chris Holmes - GeoServer/GeoTools, The Open Planning Project, Estados Unidos;
  • Gary Lang - MapGuide, Autodesk, Estados Unidos;
  • Markus Neteler - GRASS, Istituto Trentino Di Cultura, Itália;
  • Frank Warmerdam - GDAL/OGR, Canadá.

Essa primeira lista de membros do Comitê será acrescida por quatro outros membros, a serem selecionados pela comunidade subseqüentemente.

A forma de administração da OSGF inspira-se em vários aspectos da Apache Foundation, incluindo uma sociedade composta por indivíduos oriundos dos projetos da fundação. A sociedade inicial consiste nos cinco membros do Comitê mais 16 outros participantes que compareceram à reunião. O alvo de 45 membros está sendo alcançado através de um processo de eleição pública feita pela comunidade open source geospatial. Cada pessoa nomeada será reconhecida pela sua contribuição em termos de software, documentação, tradução, entre outros. Da lista de escolhidos, 24 membros serão eleitos pelos membros atuais.

A fundação aceitará apenas projetos lançados sob licenças Open Source certificadas pela Open Source Initiative (OSI). A meta, a longo prazo, é estimular licenças que permitam que os diferentes projetos trabalhem melhor juntos e troquem códigos entre si. Meios de evitar a inclusão de código de propriedade ou patenteado serão instituídos. Os projetos de fundação focam a interoperabilidade entre si, em nível de consulta, e entre outros projetos de propriedade e open source, com base em padrões abertos.

Enquanto uma lista inicial de projetos foi definida, a adesão de diversos outros, como MapServer e GeoTools está em processo de decisão em suas próprias comunidades. A princípio, os projetos da OSGF são Mapbender, MapBuilder, MapGuide, GDAL/OGR, GRASS e OSSIM.

A fundação também perseguirá objetivos além da área de desenvolvimento de softwares, como promover um acesso mais aberto a dados geoespaciais produzidos pelo governo. Acesso a dados geoespaciais sob condições razoáveis é um problema ainda maior fora da América do Norte.

Graças ao uso do (IRC) durante a reunião, as discussões foram abertas a participantes fora da sala. O consenso a que se chegou na reunião de Chicago pavimenta o caminho para estabelecer uma fundação poderosa e inclusiva.

Tradução: Nataly P. da Silva

Revisão: Rafael Medeiros Sperb

Laboratório de Computação Aplicada - G10

UNIVALI