User:Mario.gomes

From OSGeo
Revision as of 04:29, 18 July 2008 by Lutra (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

1as Jornadas de Software Aberto para SIG

Vão realizar-se, de 20 a 22 de Outubro de 2008, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, com o apoio da respectiva Câmara Municipal, as 1as Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica, SIG.

Portugal, desde o início do século XIX, tem vindo a tentar criar um Cadastro Predial de todo o seu território. Após múltiplas tentativas falhadas, ao longo de mais de 2 séculos, o lançamento do SiNErGIC, Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral, veio redobrar expectativas.

A importância de sistemas baseados em SIGs, na Administração Pública tem sido uma constante nos últimos anos. O Prémio Sócrates (actualmente Fernandes Costa), de excelência na Administração Pública nos últimos anos foi sucessivamente atribuído ao Transpor, Sistema de Informação de Transportes (2003), ao SIGIMI, Sistema de Informação Geográfica do Imposto Municipal sobre Imóveis (2004) e à Aplicação de Integração e Disponibilização de Informação Geográfica Municipal da Câmara Municipal de Lisboa (2005).

Neste contexto não é de estranhar que um número cada vez maior de profissionais tenha vindo a usar Software Aberto para SIG e que o interesse neste tópico tenha vindo a aumentar rapidamente.

Na sequência de Jornadas semelhantes realizadas em Espanha e no Brasil, vão realizar-se as 1as Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica, SIG constam de um Seminário e de Workshops práticos.

O Seminário terá apresentações convidadas de Especialistas Internacionais (Key Note Spearker) e terá dois temas principais: Casos de uso na Administração Pública; Desenvolvimento de Software Aberto nas Empresas e nas Instituições do Ensino Superior.

Os temas dos Workshops, alguns dos quais leccionados por especialistas internacionais, poderão incluir: Mapserver, PostGIS, Open Layers, gvSIG e QGis.

Considerando o conteúdo descrito aconselhamos que todos os interessados reservem, nas agendas, a semana de 20 de Outubro de 2008, para aprenderem ainda mais sobre o tópico e poderem ser ainda mais eficazes no vosso trabalho.

A organização das Jornadas é da responsabilidade do grupo de promotores da criação do Capítulo Português do OSGEO (www.osgeo.org), contando com o apoio da Universidade do Minho e da Universidade Técnica de Lisboa. São esperados patrocínios das principais empresas internacionais activas no mercado dos Sistemas de Informação Geográfica.