Portugal

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Introdução

Chegou à página wiki do Capítulo Local do Osgeo em Portugal.

Este grupo tem como interesse comum a criação duma comunidade portuguesa de interessados em software livre de código aberto para SIG, tentando promover uma rede que permita intercâmbio de experiências e suporte mútuo. Assim, esta página pretende ser um ponto de encontro da comunidade, cartão de visita para os novos colaboradores, assim como um ponto de informação e divulgação do Software Livre no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica.

Nota Histórica

As II Jornadas de SIG Livre que decorreram em Girona (Espanha) em Abril de 2008 permitiram o encontro de vários Portugueses, que descobriram um interesse comum em promover o desenvolvimento do SIG livre em Portugal. Foi um ponto de encontro que permitiu conhecer o representante da Osgeo e alguns membros do Capítulo local espanhol, que imediatamente aproveitaram para nos lançar o desafio de criar também um grupo em Portugal. Neste sentido, considerou-se importante conseguir criar uma comunidade, o mais numerosa possível, que pense, discuta, desenvolva, organize, apoie e divulgue as acções levadas a cabo nesta área. Decidiu-se, como primeiras iniciativas, criar uma Mailing List e esta página, o Capítulo Local Português na OSGeo.

Partilhamos a esperança de que existem muitos mais portugueses com os mesmos ideais e com vontade de ajudar nesta tarefa em prol de todos e do desenvolvimento do SIG no nosso país!

Lista de Interessados

Por favor leia a página sobre o papel do Capítulo Local e as suas Responsabilidades antes de inscrever-se. Para inscrever-se basta criar um login no wiki (link no canto superior direito da página) para poder editar as páginas, e de seguida editar esta página acrescentando o seu nome (basta seguir a lógica dos que já estão na lista).

  1. Lorenzo Becchi
  2. Victor Ferreira
  3. ...
  4. Inscreva-se na lista aquí

Lista de correio

Lorenzo Becchi já se inscreveu e administrará a lista de correio Portugal para a OSGeo:

http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/portugal

Difusão do projecto

Listagem de meios nos quais sería interessante publicitar o início do projecto.Indicar o responsável destacado para tratar da tarefa. À medida que se vão publicando as referências poder-se-á rasurar.

Newsletters

Listas de Correio

http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/portugal lusogis (já foi anunciado) mais sugestões?

Fóruns

Sítios de notícias

Revistas

Cadproject [1] (Victor Ferreira)

Blogs

Papéis a desempenhar pelo Capítulo (pt)

O Open Source já demonstrou ser um ambiente sólido para a construção de software robusto através da colaboração global aberta. A Fundação Software Geoespacial Aberto (OSGeo) foi criada para apoiar e construir software geoespacial da mais alta qualidade.

A meta da OSGeo é promover o uso de projectos OSGeo globalmente através de uma colaboração localizada forte e a presença em diferentes domínios geográficos e linguísticos. Para além de constituir uma voz local forte para a OSGeo, algumas das principais vantagens da presença desta associação local de OSGeo no enriquecimento e melhora das iniciativas geoespaciais globais são:

  • Promover apoio e oportunidades de trabalho aos membros através da rede
  • Internacionalização e localização de software
  • Desenvolver protótipos de aplicações para demonstrar as capacidades do software livre geoespacial a audiências locais ou regionais
  • Software Packaging e Customization para as necessidades locais e regionais
  • Educação, suporte e desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem em Português
  • Suporte de standards abertos e acesso aberto a dados geoespaciais da região
  • Promover OSGeo e melhorar a sua visibilidade em vários fóruns

Estas actividades complementariam e fortaleceriam os esforços da OSGeo no aumento do conhecimento da disponibilidade de soluções geoespaciais de código aberto estimulando a sua adopção na educação, indústria, governo e organizações sem fins lucrativos em vários domínios geográficos e linguísticos.

Responsabilidades do Capítulo (pt)

OSGeo não distingue entre um grupo geográfico e um linguístico e estimula a organizaçäo autónoma de forma similar aos Grupos de Utilizadores ou Grupos de Interesse Especial em outros projectos Open Source. Os Grupos de Utilizadores ou os Grupos de Interesse Especial näo representam formalmente a OSGeo mas podem aproveitar alguns dos serviços como a utilzação da Wiki da OSGeo. O Capítulo Português oferece uma estrutura formal de organizaçäo autónoma baseada numas poucas directrizes enumeradas de seguida:

  • O Capítulo Português representa oficialmente a OSGeo e é formalmente reconhecido como um projecto de OSGeo.
  • O Capítulo Português deve apoiar as missões e objectivos da OSGeo.
  • O Capítulo Português deve manter encontros regulares (pelo menos um anualmente) e proporcionar um relatório anual sobre as actividades do mesmo ao Comité de Direcção da OSGeo.
  • O Capítulo Português não disporá de nenhum compromisso financeiro de ou em nome da OSGeo. Da mesma maneira, a OSGeo não proporcionará nenhum orçamento ao Capítulo Português.
  • O Capítulo Português deve esforçar-se na sua relação com as organizações para conseguir a participação e o suporte para a OSGeo.
  • A OSGeo reserva-se o direito de terminar a sua relação com o Capítulo Português se tiver razões para crer que as actividades do Capítulo Português säo contrárias ou em detrimento da Missão e Objectivos da OSGeo.

Vantagens do Capítulo (pt)

  • É-lhe permitido ao Capítulo Português o uso do logótipo da OSGeo e outros recursos de imagem corporativa (???) para promover a Missão e Objectivos da OSGeo.
  • A OSGeo proporcionará a infra-estrutura necessária para promover a comunicação e visibilidade do Capítulo Português. A infra-estrutura inclui uma lista de correio, hospedagem para páginas wiki e serviço de domínio para o Capítulo Português.

Chapter Formation

In order to form a chapter, the following steps should be taken:

  1. "OSGeo Chapter" should self-organize (for instance in the OSGeo wiki, via OSGeo mailing list, etc), seeking to determine if a critical mass of interest exists to justify a chapter.
    1. DONE: Mailing List and this page. Hope to have soon a dedicated Wiki and a Web Site.
  2. "OSGeo Chapter" should prepare a mission and objectives indicating the scope of the planned chapter (geographic or linquistic extent for instance).
    1. DONE: The mission is to sustain and spread OSGeo principles in Spanish Language without country borders limitations.
  3. “OSGeo Chapter” should propose an official representative to liaise with the OSGeo Board. If accepted by the board, the representative will be an officer of OSGeo.TODO
  4. “OSGeo Chapter” should submit an official expression of interest to form a chapter to the OSGeo board, listing initial members, mission, representative and other supporting information.TODO
  5. The OSGeo board shall then consider passing a motion forming the chapter, and designating the liason officer.TODO

In considering the formation of new OSGeo chapters, the board will consider issues including:

  • Does the mandate (geographically or linguistically) conflict with other existing chapters or chapters-in-formation?
  • Does the chapter appear to have sufficient interest to justify official formation?
  • Does the chapter appear to be open to broad membership, and representative of the target geographic or linguistic community? (eg. if a chapter had the objective to cover all Spanish speakers, it would be inappropriate if the only interest demonstrated was from one country)