Ensino / Projectos / Ensino com SASIG

From OSGeo
Jump to: navigation, search

Lista de Casos de Ensino com SASIG

Se utiliza Software Aberto SIG (SASIG) no Ensino, POR FAVOR UTILIZE ESTE FORMULÁRIO para descrever o seu caso e ajude-nos a promove-lo!

A sua entrada será posteriormente publicada nesta página WIKI da OSGeo.

Convidamo-lo desde já a inscrever-se na Mailling List deste grupo: educacao-pt de modo a acompanhar e participar nas acções do Grupo de Trabalho.


Caso esteja interessado em ACÇÕES DE FORMAÇÃO poderá consultar aqui esta outra lista específica.

Muito obrigado!


Ensino Superior

Instituição Curso Disciplina Contacto/email Software Descrição/Objectivo Observações Vantagens
ESTGA-UA CET em Sistemas de Informação Geográfica Plataformas Open Source António José Silva Vários* Pretende-se dar a conhecer o movimento open source e tirar partido das suas vantagens. São utilizadas em concreto algumas das tecnologias associadas a este movimento, devendo os formandos instalar e manipular uma solução open source integrada: SIG, base de dados e servidor web. Este curso encontra-se na primeira edição e ainda está em funcionamento. ...
Universidade dos Açores Licenciatura em Guias da Natureza Espeleologia e Montanhismo dinisacores(AT)sapo.pt DNRGarmin, Google Earth, FGis Desenho de trilhos, trabalhar com dados GPS e informação remota, criar shapefiles, ... ... Facilidade de aprendizagem. Custo zero ou próximo de zero.
Universidade dos Açores Eng. Civil / Arquitectura Ordenamento do Território António Moniz gvSIG Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Planeamento e Ordenamento do Território ... Disponibilidade, Facilidade de Instalação e Uso.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações Análise Espacial da Informação Geográfica Cristina Catita Spring, Grass, QGIS Pretende-se mostrar diferentes aplicações informáticas para a análise espacial de informação geográfica e tirar partido do melhor que cada uma oferece de modo a enriquecer o conhecimento dos alunos nesta área. ... A possibilidade de desenvolver novos módulos/funções adaptado(a)s às necessidades de cada uma das áreas científicas em que é usado, partindo de uma base já construída para a gestão e visualização de dados geoespaciais.
Instituto Politécnico de Tomar Pós-Graduação em Software Livre Aplicado ao Património Sistemas de Informação Geográfica em Código Aberto dgt AT ipt.pt QGIS, GRASS, Postgis, Geoserver, R Objectivos

Outros tipos de Ensino

Instituição Curso Contacto/email Software Descrição/Objectivo Observações Vantagens
Joaquim Seixas, Formador em Centros de Formação Continua para Professores do Secundário Aprender Sistemas de Informação Geografica com programas OpenSouce Joaquim Seixas Quantum GIS, OpenOffice Calc A Acção de Formação “Aprender Sistemas de Informação Geográfica com programas OpenSource” é orientada para professores de Geografia do Ensino Secundário e tem por principais objectivos:

• Estimular o contacto com novas tecnologias de informação geográfica.

• Ensinar como se constrói mapas temáticos a partir de uma aplicação SIG.

• Obterem competências para desenvolverem materiais didácticos (mapas temáticos) para apresentação em sala de aula.

A acção de formação em causa, integra-se no plano formação de vários Centros de Formação Continua para Professores do Secundário As enorme vantagem da acção é levar o OpenSouce SIG para as salas de aula do Ensino Secundário. Ensinando os Professores a trabalhar com este tipo de aplicações. O entusiasmo demonstrado por muitos professores levou muitos a considerarem ensinar o Quantum GIS aos seus discentes, em oficinas temáticas.
INOVINTER Pólo de Vila Real de Santo António Unidade de Formação Modular - Sistemas de informação geográfica - construção civil Nelson Silva Quantum GIS Catálogo Nacional de Qualificações, referencial de formação do curso de Construção Civil e Engenharia Civil, da saída profissional de Técnico/a de Topografia, com o objectivo de utilizar sistemas de informação geográfica aplicados à topografia Este módulo foi ministrado para funcionários do ICNB, delegação do Algarve, com qualificação profissional entre o 9º ano e máximo 12º ano Formandos pretendiam ter acesso a um software passível de utilizarem no seu posto de trabalho e em casa, daí a escolha de open source. Interface amigável para iniciantes (vigilantes da natureza)