User talk:Rodrigosperb

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Engenheiro Ambiental por formação, tem seu nome particularmente associado ao uso de geoprocessamento para as mais diversas aplicações há mais de 7 anos. Através de mestrado em centro de excelência no exterior (ITC - Holanda), formalizou sua expertise nas áreas de ciência da geoinformação e observação da Terra.

Atualmente (desde maio de 2011), desempenha a função de Coordenador QTM (Qualidade, Treinamento e Métodos) do recém aberto escritório da divisão de Operações de Conteúdo da TOMTOM no Brasil, que é responsável pelo desenvolvimento da base de dados (antiga base Tele Atlas) que alimenta os navegadores TOMTOM além de outras marcas e clientes de outros mercados que licenciam a base de dados. Sua responsabilidade vai desde a qualidade da base propriamente dita, assim como dos trabalhos desempenhados pelas equipes (garantia de adequado treinamento) e dos métodos e processos adotados na regional brasileira.

Apresentação OSgeo - MundoGeo#Connect 2011

Primeira parte - gvSIG

Será abordado os principais aspectos do projeto gvSIG enquanto solução Desktop de SIG OpenSource, suas vantagens e limitações. Também será apresentado exemplos de aplicações SIG, com análises geoespaciais relativamente complexas sendo completamente desenvolida na ferramenta OpenSource.

Segunda parte - Roteirização em Tempo Real

A apresentação abrangerá o amplo espectro do que pode ser considerado Roteirização em Tempo Real, mas terá enfoque especial na variação do problema em que o tempo que se leva para atravessar um trecho da rede depende da hora do dia em que se realiza esta travessia. É o chamado problema de Menor Caminho Dependente do Tempo. A dinamização dessa variação do problema com informações em tempo real se sobrepondo aos perfis médios conhecidos também será abordada.

Um estudo de problemas de Menor Caminho Dependente do Tempo desenvolvido em contexto de base de dados geoespacial (PostgreSQL + PostGIS), tese de mestrado no conceituado ITC (Holanda) do palestrante, será utilizado como exemplo de aplicação de tecnologia OpenSource dentro do tema.