Ws tutorial

From OSGeo
Jump to: navigation, search

Implementação de Geo WebServices utilizando software Open Source

Introdução

Este tutorial corresponde a Workshop apresentada no ESIG 2010, no Tagus Park.

Este workshop tem como objectivo principal transmitir conhecimentos sobre a forma de desenvolver, configurar e disponibilizar os GeoWS de acordo com dois dos standards disponíveis do OGC, Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS) utilizando duas implementações Open Source: MapServer e GeoServer. Para além da componente no servidor, iremos também exemplificar como utilizar estes serviços na perspectiva do cliente. Existem alguns clientes desktop (livres), que permitem rapidamente e de uma forma mais ou menos simples tirar partido da informação disponibilizada. Numa perspectiva mais avançada, através de programação (JavaScript, Java), e possível desenvolver soluções mais flexíveis e costumizadas para um determinado fim, baseadas em bibliotecas/SDKS (e.g.: OpenLayers, NasaWorldWind). Através deste tutorial, e possível reproduzir o exercício apresentado na workshop. O tutorial esta dividido em 3 partes: Mapserver, GeoServer e Visualização do lado do cliente.

O tutorial/workshop foi desenvolvido pelo grupo OGC Web services e foi desenvolvido por membros deste grupo, que podem ser contactados por quaisquer questoes relativas a este tutorial:


Este trabalho encontra-se sob a licença

Cc.png

Pré-requisitos

Os pre requisitos para realizar este exercício sao os mesmos da workshop: um computador com acesso a internet, e com os softwares de base instalados (Apache, Mapserver, Geoserver). Este software vem instalado na pen da workshop. Também é desejável ter conhecimentos mínimos de utilização/administração de sistemas num flavour de Linux, ou pelo menos algum interesse na materia. N.b.: Embora a workshop cubra a utilização das ferramentas em ambiente Linux, e possível utilizar este conjunto de software noutros SO (Mac, Windows).

Estrutura