MapServer 5.0 - Lançamento

From OSGeo
Jump to navigation Jump to search

Seattle, Washington/E.U.A., 19 de setembro de 2007

A Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) anuncia que a aguardada versão 5.0 do MapServer já está disponível para download através do site do projeto (http://mapserver.gis.umn.edu ).

O MapServer 5.0 é o primeiro major release desde o lançamento da versão 4.0 em Julho de 2003. Embora vários minor releases e bugfixes tenham sido lançados praticamente a cada semestre, esta versão finalmente traz recursos inovadores até então ausentes na série 4.x.

Destaques

  • RFC 29 - geração dinâmica de gráficos ( torta e barra) sobre objetos
  • RFC 21 - correção de cores para dados matriciais via tabela de valores
  • RFC 32 - novo mecanismo de renderização - via biblioteca AGG - que garante maior qualidade nas imagens de saída
  • RFC 27 - definição de prioridades para rótulos
  • RFC 19 - uso de estilos e rótulos dinâmicos definidos através de campos para layers vetoriais
  • RFC 28 - mecanismo avançado de log e debugging
  • RFC 17 - alocação dinâmica de layers, classes, estilos e símbolos
  • RFC 24 - gerenciamento avançado de memória e garbage collection ( MapScript)
  • diversas melhorias para as implementações OGC.

Um dos destaques fica por conta do suporte à biblioteca AGG como novo mecanismo de renderização. A biblioteca AGG traz recursos de renderização 2-D de altíssima qualidade para o MapServer que permitirão a criação de mapas com qualidade cartográfica avançada em ambientes web.

A versão 5 tem suporte a geração de gráficos
Rótulos curvos(acompanham a linha)

Sobre o MapServer

O MapServer é um conjunto de ferramentas Open Source para o desenvolvimento de aplicações e serviços geográficas em ambientes Internet ou Intranet. É rápido, flexível, confiável e pode ser integrado em qualquer ambiente GIS.

Originalmente desenvolvido na Universidade de Minnesota, atualmente o MapServer é mantido por desenvolvedores do mundo todo através de um excelente modelo de governança de projetos de software.

Sua plataforma de operação inclui Windows, Linux, MacOS e outros ambientes UNIX.

O MapServer também inclui o MapScript - que expõe a API do MapServer para ambientes de programação como Java, .NET, Mono, PHP, Python, Ruby e Perl. Usando MapScript é possível o desenvolvimento de aplicações web GIS avançadas e com recursos específicos.

Sobre a Open Source Geospatial Foundation

A Open Source Geospatial Foundation, ou simplesmente OSGeo, é uma organização sem fins lucrativos com a missão de manter e promover um ambiente colaborativo para a produção de dados e tecnologias abertas de geoprocessamento.

A Fundação dispõe recursos financeiros, organizacionais e suporte legal para a comunidade open source gis em geral. Também funciona como uma entidade legal independente para o qual seus membros podem contribuir com desenvolvimento, patrocínio e outros recursos, além de garantir que todas as contribuições serão de benefício público.

Os projetos da fundação OSGeo estão disponíveis para download de forma livre através de licenças open source OSI-certified.

Informações adicionais

©Copyright 2007 Open Source Geospatial Foundation, under the Creative Commons Attribution-No Derivatives (by-nd) License.